Tel: (83) 98858-3588 (Saulo)
(83) 98869-0692 (Sayonara)

Psicoterapia: o que é
e quando procurar
O que é psicoterapia?
Psicoterapia é um processo de cuidado da saúde mental conduzido por um(a) psicólogo(a) capacitado(a), com o objetivo de ajudar a pessoa a lidar com emoções, comportamentos e pensamentos que estão causando sofrimento ou dificuldade em sua vida. Por meio do diálogo, da escuta qualificada e de técnicas específicas, a psicoterapia oferece um espaço seguro, acolhedor e livre de julgamentos para que a pessoa possa refletir sobre si mesma, compreender melhor o que sente e encontrar caminhos mais saudáveis para viver. Ao longo das sessões, a pessoa passa a desenvolver maior autoconhecimento, habilidades emocionais e estratégias para lidar com os desafios da vida.
Quando procurar psicoterapia?
A psicoterapia é indicada para qualquer pessoa que deseje cuidar da sua saúde emocional. Não é necessário “estar em crise” para buscar ajuda. Veja algumas situações comuns que podem se beneficiar de um processo terapêutico:
​
Emoções difíceis de lidar
Tristeza profunda, angústia constante, raiva frequente, medo exagerado, entre outros sentimentos intensos, são sinais de que algo precisa de atenção.
​
Ansiedade e estresse
Sentir-se constantemente tenso, preocupado ou sobrecarregado pode ser um indicativo de ansiedade ou estresse crônico.
​
Depressão e desânimo
Perda de interesse pelas atividades, sensação de vazio, cansaço constante e isolamento são sintomas que merecem cuidado especializado.
​
Problemas nos relacionamentos
Conflitos familiares, dificuldades no casamento, desafios com amizades ou no ambiente de trabalho são temas muito comuns nas sessões.
​
Luto ou perdas
A perda de uma pessoa querida, a separação conjugal e a perda de um emprego são situações que podem gerar sofrimento emocional profundo.
​
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
Muitas pessoas procuram psicoterapia para entender melhor quem são, quais seus valores, como se posicionar no mundo ou simplesmente para crescer emocionalmente.
​
Grandes mudanças
Mudança de cidade de moradia, de emprego, de colégio ou curso, além de eventos como a aposentadoria ou o diagnóstico de uma doença podem gerar grande ansiedade e insegurança e exigir o desenvolvimento de estratégias de adaptação e enfrentamento.
​
Traumas e experiências difíceis
Situações de abuso, negligência, acidentes, violência ou outras vivências marcantes podem deixar impactos emocionais que a psicoterapia ajuda a elaborar.







